Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

China

Oiii! O assunto do post de hoje é a China!

Colonizada principalmente por ingleses, a China foi bastante resistente a colonização europeia, principalmente porque possuiam fortes crenças religiosas, além de que por muito tempo foi constituida por dinastias, isto é, uma sequência de governantes pertencentes a uma mesma familia, os quais permacem no poder por certo tempo.



A China, assim como a Índia, a Rússia e o Brasil faz parte do Bric, ou seja, é considerada uma das principais economias emergentes do globo, pois, mesmo não sendo uma país desenvolvido é um país com o maior potencial como mercado consumidor.



Porém, a China sofreu um grande conflito. Desde o século XIX, o país era sempre submetido as nações imperialistas, oque pesava na sua economia. Então, por volta de 1949 aconteceu um movimento, este chamado de Revolução Cultural, liderado por Mao Tsé-Tung, levou um regime socialista a China. Hoje a China é conhecida como Economia Socialista de Mercado, pois, é baseada no socialismo (com um poder totalmente autoritário e centralizado), e no capitalismo (com liberação econômica).
Mao Tsé-Tung
 Um dos fatores responsáveis pela grande produção industrial da China foi as áreas de livre comércio (ZEE's, ou Zonas Economicas Especiais, e as cidades portuárias) além dos investimentos estrangeiros.

A China também tem seus problemas. Um exemplo deles é o alto índice demográfico, porém este já está sendo resolvido com a política do filho único, essa lei consiste em que os casais podem ter apenas um filho, na zona rural é possível ter dois, caso o primeiro for do sexo feminino.

Outro grande problema da China é a questão ambiental. AChina vem crescendo em sua economia, e junto com esse crescimento vem a degradação ambiental. Há muita poluição nos solos, rios e no ar. Os recursos naturais estão ficando escassos,e não há leis quando ao controle ambiental. A China é a nação campeã em termos de poluição.

E também tem o grande desafio de conseguir alimentar a população. Pois a população é grande e apenas 13% das áreas chinesas são usadas na agricultura, pois a maior parte das terras do país é feita de montanhas ou desertos. É difícil encontrar terras propícias ao cultivo que não estejam sendo utilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário