Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

Povos Pré-Colombianos

Relembrando o assunto "América Latina", os europeus buscavam novos territórios na América. Porém, já existiam povos habitando a América, estes eram chamados de povos pré-colombianos. Um exemplo de povo pré-colombiano são os Maias! Veja a seguir informações sobre o povo maia.

A civilização maia foi muito notável por sua escrita, pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Foram um povo de origem incerta, vindos talvez do norte, estabeleceram-se no sul do México por volta do ano 1.000 a.C.

A base da economia maia era a agricultura, e suas técnicas de irrigação eram incrivelmente avançadas. Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço na arquitetura. Elaboraram um eficiente e complexo calendário que mostrava com exatidão os 365 dias do ano e desenvolveram muito a matemática, com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero!
Muitos arquivos afirmam que o povo maia acreditava em vários deuses ligados à natureza.
Pirâmide Maia
Civilização Maia
Machu Picchu. (dizem que girando a imagem da montanha ao
fundo você pode ver a forma de um rosto)

América Latina e Anglo-saxônica

Oi Gente!

A postagem de hoje é sobre a América Anglo-saxônica e América Latina. A América Anglo-saxônica compreende os EUA e Canadá (vale ressaltar que são países ricos e desenvolvidos). E América Latina é composta pelos países do México para o sul (países subdesenvolvidos, como Haiti, e emergentes, como o Brasil).
Mapa da América Latina
Mapa América Anglo-saxônica

_____________________________________________

Na América Latina, as colônias de exploração serviram exclusivamente aos interesses das metrópoles, que se apropriaram das riquezas das colônias. Assim, a intensa exploração dessas áreas retardou o desenvolvimento socioeconômico. 

Na América Anglo-saxônica, as colônias de povoamento tinham como objetivo fixar a população em suas terras. Por isso, nessas colônias se desenvolviam atividades destinadas a atender às necessidades internas, e médias propriedades e atividade artesanal. Esse foi um dos fatores que propiciaram o desenvolvimento dessa região onde hoje se encontram o EUA e Canadá.