Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

África que pouco conhecemos...

Antes de tudo a ÁFRICA É UM CON-TI-NEN-TE, não um país.

Quando pensamos na geografia da África, imaginamos paisagens com aspectos naturais, culturais e econômicos muito marcantes.

Apesar do que as pessoas pensam, a África não é totalmente desértica. Na África há florestas e inclusive neve (quem diria não é?!). Na África há climas: Equatorial, Tropical e Desértico. Veja o mapa abaixo.

                          
O mais curioso é que o continente Africano é muito pobre. Nos últimos tempos vimos surgir o Sudão do Sul, porém este já "nasceu" sendo um dos países mais pobres do mundo! Mas o fato, é que no próprio continente existem diamantes! 

Então, a pergunta é: Como pode um continente possuir diamantes e sofrer tanto com a fome e a pobreza???
A resposta é simples, colonização de exploração!

Quando os "queridos" europeus faziam suas "inocentes" navegações eles acabavam utilizando o continente africano como ponto de parada para reabastecer os navios. Depois de um tempo, surgiu a "maravilhosa" ideia de utilizar as matérias-primas africanas para fazer suas geringonças na Euroupa. Além de usar os negros e os grupos tribais como ESCRAVOS nas suas propriedades.

Você já notou como o mapa da África tem os limites territoriais bem definidos? Normalmente vemos limites com linhas sinuosas, já o da África é "reto".
Novamente, isso é marca dos "amados" europeus, que resolveram fazer uma reunião (Conferência de Berlim)  e traçar os limites territoriais da África, não levando em conta os limites já existentes feitos pelos grupos tribais. Estes foram obrigados a mudar de crenças, idioma, religião, costumes, cultura, etc.

E hoje graças ao seu passado, a África é o continente mais pobre do mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário